Sim, estamos constantemente avaliando, seja uma roupa, uma comida ou alguém; com olhar crítico, para percebermos se algo nos agrada ou não.
Em nossa sala de aula também devemos estar sempre avaliando o desempenho dos nossos alunos, e o nosso próprio rendimento. Basicamente, o método que usamos de avaliação são provas e testes, o que acaba nos limitando muito, e nos levando a "mesmice", ao fim de cada bimestre ou trimestre.
Com vários recursos didáticos fica difícil de usarmos apenas a prova para avaliar uma turma. Jogos, cantigas, trabalhos diferenciados são ótimos instrumentos nesse aspecto, além é claro, de transformar as aulas, fazendo-as mais dinâmicas e animadas.
Na vida não é diferente, devemos estar sempre inovando nossas formas de avaliação, para não caírmos em uma rotina interminavél, o que acaba nos deixando esgotadas e frustradas, pois a mudança nunca chega. E quando chega, desorganiza tudo, e aí nada mais parece dar certo. Agora pense será que não está na hora de começar a inovar?!
Karine Pontes