quarta-feira, 30 de junho de 2010

Avaliação:Um processo contínuo

A avaliação é um processo contínuo na vida de um professor,pois consequentemente tudo em uma aula se avalia.
Primeiramente é importante que o professor esclareça aos seus alunos a finalidade de sua avaliação,além de explicativo critériosque serão utilizados para a avaliá-los.
A avaliação é processo gradativo onde encontra-se em diersas formas:Atividades realizadas em sala de aula,trata-se de avaliar diariamente,se possível,a participação e o esforço do aluno em sala de aula;atividades que indiquem capacidades de síntese e redação-nesse caso a valiara capacidade do aluno para organizar e produzir sua narrativa histórica;atividades que expressem o domínio do conteúdo-trata-se de verificar a capacidade do aluno de comunicar o conteúdo que domina:atividades que expressem aprendizagem-procura-se analisar o desenvolvimento das capacidaes cognitivas do aluno;atividades que explicitem procedimentos como aqueles que permitem verificar se o aluno adquiriu a capacidade de leitura de linguagens contemporâneas.
A avaliação é objetiva tanto para o aluno quanto para o professor vai analisar se seus alunos conseguiram aprender bem,com seus métodos de planejamento,e quanto aos alunos o professor vai analisar se todas os seus propósitos foram alcançados.


Mariane de Lima
COMO AVALIAR NOSSOS ALUNOS

O processo de avaliação deve ser o mais amplo possível.
Os professores devem avaliar os seus alunos dia após dia em jogos e atividades lúdicas e não apenas no final do bimestre, com aquela temida prova, que acaba deixando os alunos apavorados e assim acabam tirando notas baixas.
A nos futuros professores cabe dinamizar as aulas,para no futuro podermos avaliar os alunos em cada atividade que eles realizarem.
Afinal, aos poucos mudamos os nossos conceitos e, talvez um dia, o mundo
.

Debora Rossatto

terça-feira, 29 de junho de 2010

Quando utilizar a história oral
É muito comum em trabalhos de história apelarmos pra livros,museus e internet; mas o que raramente fazemos,é apelar para história oral.
Mas afinal o que seria história oral? Isso é,recorrermos a alguem que tenha presenciado ou vivido um fato que marcou uma sociedade.É claro que não vamos nos utilizar disso para apresentarmos,um trabalho sobre a Proclamação da República,por exemplo.
Então quando devemos utilizar a história oral? O auxílio de livros e internet é sempre bem vindo,porém quando ocorre um fato que marca uma população,que desorienta um país,uma das formas mais tocantes de mostrar isso é o relato,depoimento de alguém que tenha estado presente no mesmo.
Portanto a história oral,é a forma mais real de se mostrar algo,e de ve ser utilizado sempre que acharmos necessário e possível. Porém está não é a única forma de contarmos acontecimentos importantes.
Karine Pontes

quarta-feira, 16 de junho de 2010

HISTÓRIA ORAL NO ENSINO DE HISTÓRIA

Um dos principais objetivos da história e fazer o aluno se sentir parte dela.A história oral tem levado ao entendimento que o uso de fontes orais terá uma reaçao as explicaçoes globalizadas,levando em conta apenas documentos escritos.
Trata se de um mito a afirmação que,ao dar voz ao principiante,aqueles considerados excluídos da história.
História oral são as memórias e recordações das pessoas vivas sobre seu passado.A história oral escolar serve para quebrar barreiras entre o académico e a comunidade.

DEBORA ROSSATTO
HISTÓRIA PARA VIDA
A história deve ser considerada como um conjunto de saberes e de informações.
Ela sempre aborda assuntos de determinadas localidades se refere á cidades,regiões,objetos e
locais etc...
Por isso devemos proteger os nossos patrimónios históricos como casas,museus,para que as futuras gerações possam desfrutar dessas vivências.
História e suas dimensões.
A História é uma disciplina muito abrangente,isto é,nos faz refletir sobre vários ângulos.Todos sabemos que fazemos parte da História,esse aspecto nos leva em consideração de como começar a ensinar História nas séries iniciais.
Primeiramente,relatando a vida da criança como um fato histórico,logo em seguida a História local,trabalhar seus devidos bairros,a história de sua cidade,monumentos enfim fatos históricos locais,para depois seguir em frente com a História do Rio Grande do Sul,também muito importante de ser trabalhada e por último a História do país e do mundo,pontos importantes que marcaram nossa história.
Vale ressaltar a importância do patrimônio histórico a ser trabalhado com os alunos.Pois estas questões valorizam cada vez mais as nossas riquezas históricas.Trabalhar o patrimônio histórico com os alunos é uma maneira com que eles se integrem ao meio,fazer com que els valorizem e ajudem a preservar os pontos históricos.Portanto seria muito produtivo que por final deste conteúdo estudado fosse marcado um trabalho de pesquisa em algum patrimônio histórico da cidade.No caso o professor faria um roteiro a ser observado e os alunos deveriam segui-lo.Com certeza seria um ótimo trabalho e todos iriam conhecer um pouco mais da história daquele patrimônio.


Mariane de Lima


O ensino da História

O ensino da história é importante para todas as séries, gerações e culturas. ao contrário do que na maioria das vezes é ensinado, a histoŕia local, nacional e universal são todas unidas por um vínculo; quase sempre isso é trabalhado separardamente, como se a história local fosse uma coisa, a universal fosse outra coisa e a história universal outra, e não houvesse nada entre uma e outra, o que na verdade não é, pois automaticamente uma puxa a outra.
Cada região e município tem o seu próprio surgimento, suas tradições. Cada povo constroí seus próprios grupos, vilarejos e cidades.E a única forma de conhecermos eses diferentes grupos, é buscando informaçoes no ínicio de cada história.
Todo local onde foi constituido cidade, tem seus próprios monumentos, prédios e outros patrimônios que nos dão dicas sobre o que foi cada pessoa e lugar e seus principais marcos em sua geração. enfim não há melhor jeito de descobrir sua proria identidade, se não pesquizando primeiro onde tudo surgiu.


Karine Pontes